patrocinado por
Dar ovo mais cedo aos bebês pode prevenir alergia
Publicidade
Fonte: R7
Uma pesquisa da Universidade de Melbourne, na Austrália, em conjunto com o Instituto de Pesquisa Murdoch Childrens, descobriu que dar ovo aos bebês somente depois dos 12 meses de idade aumenta em até cinco vezes as chances de eles desenvolverem alergia ao alimento quando crescerem, em comparação com as crianças que comeram ovo entre o quarto e sexto mês de idade.
A descoberta das cientistas Katie Allen e Jennifer Koplin mostra que oferecer precocemente alimentos considerados alergênicos, ou seja, que podem causar alergia, pode ser a melhor maneira de proteger as crianças contra essas reações.
Segundo Jennifer, até recentemente, a recomendação era de que as crianças com histórico de pessoas alérgicas na famÃlia só passem a comer alimentos como ovo, amendoim e grãos quando completarem dois ou três anos de idade.
- [Mas] nosso estudo sugere que bebês que ingerem estes alimentos na tenra idade devem ter menos chances de desenvolver alergia a eles quando estiverem mais velhos.
A reação alérgica ao ovo é a alergia alimentar mais comum entre bebês e crianças e tem como sintomas problemas de pele, vômito, diarreia e, em casos mais graves, choque anafilático.
O estudo envolveu mais de 2.500 crianças para avaliar a época de introdução dos ovos associada ao risco aumentado ou diminuÃdo de alergia ao alimento.
Bebês que comeram ovo somente depois de 12 meses de idade tiveram risco três vezes maior de ter alergia ao alimento entre os 14 e 18 meses do que os que comeram entre os quatro e seis meses de idade, independente se tinham ou não histórico de alérgicos à comida na famÃlia.
Ainda de acordo com a pesquisa, entre as formas mais comuns de se comer ovos - seja cozido, mexido, frito ou poché – a versão cozida mostrou-se mais protetora contra a alergia ao ovo.
Já com relação aos bebês com idade entre quatro a seis meses que comeram ovo cozido, apenas 5,6% deles desenvolveram alergia ao ovo em comparação com 27,6% das crianças que comeram ovo cozido depois de 12 meses.
O estudo não encontrou nenhuma relação entre a alergia ao ovo e o tempo em que o bebê é amamentado. A pesquisa também mostrou que não há influência da época de introdução dos alimentos sólidos na dieta do bebê.
Voltar
- Imprimir
- Compartilhe
Nenhum comentário
Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a comentar!Fechar
NotÃcias Relacionadas
- Cientistas conseguem fazer DNA func...
- Foto dos Beatles atravessando a "Ab...
- 4.700 asteroides potencialmente per...
- Peixe robótico caça fontes de pol...
- Mark Zuckerberg muda status no Face...
- Estudantes constroem estátua de 4,...
- Parque em Hong Kong tem réplica da...
- Steve Jobs pretendia criar um "iCar...
- Pensar na morte pode ser bom para v...
- Não vivemos sem monstros
- Britânico gasta cerca de R$ 90 mil...
- Ação do Facebook começará valen...
- Artista cria obras misturando fotog...
- As 5 piores trapalhadas do cérebro
- Flatulência de dinossauros provoco...
- As coisas mais bizarras que já caÃ...
- Fotógrafo retrata alimentos podres...
- Nasa fotografa Moscou durante a noi...
- Designer inventa impressora de orig...
- Nave privada já tem data para ir a...